Notícias‎ > ‎

I Seminário Manguezais de Ilhéus

postado em 7 de dez de 2011 16:27 por Diretoria INIBIO
A Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata – Maramata promoverá no dia 13 de Dezembro das 09:00 às 17:00h, no auditório da Fundação Cultural o Seminário “Falando de Mangue” .
O evento visa contribuir para o conhecimento da ecologia dos manguezais da região de Ilhéus, analisar a atual degradação causada por aterros para construção urbana, servindo de suporte e conteúdo na elaboração de novas estratégias de gestão, conservação e preservação passiveis de implementação em um tempo futuro, visando à construção de novas estratégias de uso sustentável.
Este evento se justifica pela urgente necessidade do reconhecimento por parte da sociedade civil, gestores públicos e instituições de ensino e pesquisa, de que os manguezais são ecossistemas de grande importância socioambiental e os recorrentes impactos oriundos da pressão promovida pelo desenvolvimento econômico têm ameaçado esses ecossistemas e a biodiversidade, além de gerar inúmeros problemas sociais como a descaracterização das populações tradicionais. 
O Seminário consistirá em diversas palestras com pesquisadores especialistas (CIPPA, Ministério Público Estadual, Instituto Bios, UESC e Maramata) na busca da proteção, conservação e políticas públicas dos manguezais e o papel do município e Estado na fiscalização. Acontecerá uma apresentação cultural com a poetriz Janete Lainha, apresentado o monólogo “Marisqueiras, mulheres guerreiras”. 
As inscrições estão abertas para estudantes de nível técnico e superior, sociedade civil organizada, colônia de pescadores e demais interessados. As inscrições poderão ser realizadas pelo site da Prefeitura ou pelo telefone 3632 3474 (Maramata), para a entrada é solicitado um quilo de alimento não perecível para ser doado às marisqueiras do Mambape.

Ċ
Diretoria INIBIO,
7 de dez de 2011 16:27
Comments